Buscar

Adormecer na mama

Afinal adormecer na mama é um mau hábito? Pode criar problemas no sono do bebé?




Adormecer na mama é natural.

A mama não é associação negativa ao sono e é muito normal que os bebés a peçam não só para se alimentar, mas para ajudar na autorregulação, pela proximidade e contacto com a mãe.

São vários os motivos que levam a que os bebés adormeçam na mama:


- O leite da mãe não é igual ao longo do dia. De manhã contém mais cortisol que nos orienta para atividade, enquanto à noite é mais rico em melatonina e outros aminoácidos importantes para o sono, ajudando o bebé a adormecer mais facilmente. Nos primeiros meses o bebé não produz a própria melatonina que é a hormona indutora de sono, recebendo-a através do leite materno. Assim, o leite materno ajuda na regulação do ritmo circadiano do bebé.


- A amamentação reduz as cólicas.


-️ Enquanto mama o bebé liberta colecistocinina, hormona que promove a sensação de saciedade e relaxamento.


- O contacto com o corpo da mãe promove a termorregulação que é mais um fator importante para o sono.


- Este contacto promove ainda a sensação de segurança. E adormecemos quando nos sentimos seguros. Se nos sentimos inseguros ficamos alerta.


- Quando mama o bebé tem desgaste calórico, acabando por ficar mais cansado.


- É natural o bebé adormecer na mama, por isso não deixem que vos façam sentir culpa ou com a sensação que estão a prejudicar @s voss@s filh@s.


- Na maioria dos casos o bebé deixa de adormecer na mama naturalmente à medida que se vai desenvolvendo e adquirindo outros recursos.



Adormecer na mama é uma opção que diz respeito a cada família!!


E se o bebé acorda de hora a hora e precisa da mama para readormecer?


Esta verdadeira associação tem mais significado em bebés mais crescidos, já acima dos 6 meses. Sobretudo pela exaustão a que leva os pais. O que acontece é que, por vezes, os bebés desenvolvem uma associação da mama ao sono e necessitam dela para voltar a entrar em sono profundo. Nestes casos sempre que chegam a uma fase de sono mais leve acabam por despertar procurando a associação que os tinha ajudado a adormecer inicialmente. Nestes casos, pela exaustam que provoca nos cuidadores pode ser necessário ajuda profissional, no sentido de permitir um melhor descanso.


#sono#sonoinfantil#desenvolvimentoinfantil#sonodobebe#psicologia#teresaribeiro#parentalidade#parentalidadeconsciente#criancas#bebes#maternidade#sonobebe#psicologiainfantil#posparto#babysleep#babiessleep#sononainfancia#rotinasdesono#higienedesono#livredemanda#adormecernamama

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo