Buscar

Horário de Verão

Os bebés precisam de tempo para se adaptarem às mudanças de hora.





Esta mudança da hora é aguardada e a preferida pela maioria de nós. Os dias são mais longos, temos mais luz natural e o tempo começa a aquecer. Mas quem tem bebés sabe que uma mudança nos seus horários nem sempre é pacífica.

As boas notícias? Se o seu bebé é um madrugador este fim-de-semana vai poder dormir mais uma hora. Muitos bebés que despertam habitualmente às 5h ou 6h da manhã poderão passar a fazê-lo pelas 6h ou 7h respetivamente.

Sabia que o horário de inverno é mais ajustado ao nosso ritmo biológico?

É importante termos algumas estratégias que nos ajudem a lidar com esta alteração de horário.


Rotinas


Mantenha uma rotina ajustada aos seus filhos, com horários adequados à faixa etária. Mais do que horários, as rotinas são o conjunto de ações que diariamente pomos em prática e que servem como pistas que os bebés e crianças podem ler e associar a cada momento.


Ar livre


As crianças precisam de ar livre e luz natural. Muita brincadeira na rua vai ajudá-los a gastar energias e também a regularizar o relógio interno.


Ambiente de Sono


Crie um bom ambiente para o sono: uma cama adequada e segura, baixo ruído e com luminosidade e temperatura adequadas. A entrada de luz pela manhã leva a que muitos bebés e crianças acordem muito cedo pelo que é importante manter o quarto escuro.


Ajustes graduais


Qualquer alteração nas rotinas deve ser feita de forma gradual. Diariamente ajuste o horário 15 minutos até ao horário de verão. Estes ajustes dizem respeito às sestas e também às refeições e sono noturno. Neste último, as dificuldades costumam ser maiores pelo facto de passar a escurecer mais tarde. Diminua a luz da casa gradualmente para ajudar na produção de melatonina e induzir o sono.



#sono #sonodobebe #horariodeverão #mudançadahora #maternidade #sleep #sonoinfantil

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo