Buscar

Porque não devemos educar com base em prémios ou recompensas?

Da mesma forma que não sou a favor de punições, porque não respeitam a criança, também não sou apologista de prémios, em parte pelo mesmo motivo.



Os prémios dizem respeito a recompensas e incluem presentes, bens materiais ou tabelas em que são atribuídos símbolos consoante o comportamento da criança e que, na minha opinião, não respeitam as crianças e não fazem sentido.


“Premiar porque se portou bem, fez algo que lhe pedi, dormiu uma noite inteira, não fez chichi na cama, deixou a chucha, lavou os dentes, tirou boas notas.”


Em primeiro lugar, estes prémios são envenenados, porque exigem, muitas vezes, uma capacidade de autocontrolo que a criança ainda não tem. Vão exercer nela uma pressão injusta que explica muitas vezes outros problemas de ansiedade que possam surgir à frente.


Por outro lado, este tipo de educação estimula o desenvolvimento da motivação extrínseca: “faço algo porque o outro aprova, porque recebo validação externa ou porque vou receber um bem material”.


Podemos estar a criar uma criança que depende excessivamente de prémios ou que necessita de se sentir constantemente aceite e validada por tudo o que faz.

Na verdade, a criança não está fazer algo porque compreende, porque lhe faz sentido, porque tem motivação interna para o fazer.


Mais cedo ou mais tarde estas técnicas deixam de funcionar e/ou tornam-se cada vez mais custosas e exigentes para a criança e para os pais.


O que mais importa para o ser humano é o desenvolvimento da motivação intrínseca, a que vem de dentro de nós: “Faço porque quero, tenho vontade, me sinto bem em fazer, porque me faz sentido”.



Como ajudar a criança a desenvolver este tipo de motivação?


Vejam o artigo na página de instagram para ajudar as crianças a desenvolver a motivação interna.


#parentalidadeconsciente#criancas#bebes#maternidade#sonoinfantil#desenvolvimentoinfantil#sonodobebe#psicologia#teresaribeiro#parentalidade#sonobebe#psicologiainfantil#posparto#educarcomamor#educarconsciente#motivaçãoextrinseca#motivaçãointríseca

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo